Solicitação de Unificação de Cadastro de IPTU


O que é esse serviço e para que serve?

No caso de existirem, para um mesmo lote, dois ou mais cadastros de IPTU com uso de solo iguais (exemplo: duas casas no mesmo terreno, uma de frente outra nos fundos) e o requerente desejar que a cobrança de IPTU seja realizada em um único cadastro, poderá solicitar a unificação dos cadastros.
Neste caso, o requerente deverá encaminhar, ao e-mail do Protocolo Central da Prefeitura de Santa Maria, protocolocentral.pmsm@gmail.com os documentos abaixo listados.

• Requerimento padrão devidamente preenchido e assinado;
• Matrícula atualizada expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis – CRI (cópia simples);
• Espelho do IPTU;
• Documento de RG e CPF do titular (cópia simples).

O requerimento padrão para solicitação está disponível no link abaixo (anexo 01 – 3º item)
http://www.santamaria.rs.gov.br/financas/?secao=documentos&tag=iptu&tipo=49

É importante lembrar que, para realizar a solicitação, o nome do requerente deverá estar vinculado ao cadastro de IPTU. Caso contrário deverá ser anexado à documentação citada um termo de autorização para terceiros, disponível em http://www.santamaria.rs.gov.br/financas/?secao=documentos&tipo=49 acompanhado de cópia dos documentos de RG e CPF do autorizado.

A documentação encaminhada deve estar acompanhada da taxa de protocolo e do comprovante de pagamento da mesma. Taxa disponível através do link http://www.santamaria.rs.gov.br/secao/protocolo_guia realizando a opção de assunto “Web – Protocolo Geral Secretaria Finanças”.

A solicitação poderá ser realizada de forma presencial, junto aos guichês do Protocolo Central, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min, junto à Central de Atendimento da Prefeitura de Santa Maria.

Ficou com alguma dúvida? A equipe de atendimento do Setor de IPTU esta à disposição, através do e-mail iptusantamaria@gmail.com ou pelo telefone (55) 39217078.

Quais documentos e/ou requisitos necessito para este serviço?

Xerox dos numeros do ptu ou espelho cadastral,
copia do cpf e identidade do contribuinte
copia do formulario com a sintese do pedido

Quanto tempo aguardo para ser atendido?

Tempo de espera: 30 dias aproximadamente.

Qual o tempo de realização do serviço?

Em atualização!

Como posso solicitar o serviço?

""Presencialmente na Coordenadoria de tributos imobiliarios, apos a solicitacao sera feita vistoria in loco e apos parecer sera encaminhado copia do mesmo e guias ao requerente.""

Como o serviço é realizado?

Solicitacao via Protocolo Geral mediante pagamento previo da taxa

Como posso acompanhar o andamento do serviço?

tel 39217078,
ouvidoria geral fone 156

Como posso me manifestar ou avaliar o serviço?

O usuário pode apresentar manifestação na Ouvidoria Geral sempre que utilizar o serviço público. Assim, pode manifestar-se através do registro de denúncias, elogios, reclamações ou sugestões sobre o serviço prestado.

Antes de realizar sua manifestação, verifique como funciona o serviço aqui.

Os canais para registro da manifestação são:
Disque Ouvidoria (55) 156
Formulário Online Ouvidoria

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