O cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CAD Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. O Cadastro Único é um instrumento de coleta de dados do governo Federal que habilita as pessoas para programas sociais de acordo com suas condições sócias familiar. Dentre este programas estão: Bolsa Família, Carteira Inter Estadual do Idoso, tarifa social da Luz, Identidade Jovem, Moradia de Interesse Social, Beneficio de Prestação continuada, dentre outros.
O Cadastro Único destina-se há famílias cuja renda familiar bruta não ultrapasse três salários mínimos, no entanto, os programas usuários possuem seus próprios critérios, é um cadastro familiar (considerando família quem mora na residência e compartilham gastos e rendas indiferente de laços sanguíneos ). Para a realização do cadastro um responsável da casa maior de 16 anos deve comparecer ao serviço com os seus documentos (RG e CPF ou RG e Titulo) e pelo menos um documento original de cada morador e fazer a entrevista de habilitação. Documentos como carteira de trabalho CPF e comprovante de residência apesar de não obrigatórios facilitam o processo.
Tempo de espera: 40 minutos.
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O contato ao serviço é pelos telefones: sede (55)3222-7931 CRAS Oeste (55)3213-5106 e CRAS Leste (55)3286-2513 ou pelo email: cadastrounico.santamaria@gmail.com
Na sede da SMDS as fichas são distribuídas pela manhã sendo 50 fichas diárias, o atendimento começa as 8horas. No CRAS Oeste localizado a Rua Malmann Filho, 161 na Nova Santa Marta e no CRAS Leste localizado a Rua João Machado Soares, também é realizado o atendimento agendado junto aos locais.
Secretaria de Municipio de Desenvolvimento Social, Fone 3921 7284.
Presencial: 08:30 as 12 hs, rua General Neto nº 504.
E-mail: desenvsocialsm@gmail.com
email: cadastrounico.santamaria@gmail.com
O usuário pode apresentar manifestação na Ouvidoria Geral sempre que utilizar o serviço público. Assim, pode manifestar-se através do registro de denúncias, elogios, reclamações ou sugestões sobre o serviço prestado.
Antes de realizar sua manifestação, verifique como funciona o serviço aqui.
Os canais para registro da manifestação são:
Disque Ouvidoria (55) 156
Formulário Online Ouvidoria