Cadastro Único/Bolsa família


Descrição

O cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CAD Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. O Cadastro Único é um instrumento de coleta de dados do governo Federal que habilita as pessoas para programas sociais de acordo com suas condições sócias familiar. Dentre este programas estão: Bolsa Família, Carteira Inter Estadual do Idoso, tarifa social da Luz, Identidade Jovem, Moradia de Interesse Social, Beneficio de Prestação continuada, dentre outros.

Documentação e/ou requisitos necessários para iniciar o serviço

O Cadastro Único destina-se há famílias cuja renda familiar bruta não ultrapasse três salários mínimos, no entanto, os programas usuários possuem seus próprios critérios, é um cadastro familiar (considerando família quem mora na residência e compartilham gastos e rendas indiferente de laços sanguíneos ). Para a realização do cadastro um responsável da casa maior de 16 anos deve comparecer ao serviço com os seus documentos (RG e CPF ou RG e Titulo) e pelo menos um documento original de cada morador e fazer a entrevista de habilitação. Documentos como carteira de trabalho CPF e comprovante de residência apesar de não obrigatórios facilitam o processo.

Tempo de atendimento

Tempo de espera: 40 minutos.

Forma do usuário contatar sobre o serviço

O contato ao serviço é pelos telefones: sede (55)3222-7931 CRAS Oeste (55)3213-5106 e CRAS Leste (55)3286-2513 ou pelo email: cadastrounico.santamaria@gmail.com

Forma da realização do serviço

Na sede da SMDS as fichas são distribuídas as 7:30 da manhã sendo 50 fichas diárias, o atendimento começa as 8horas. No CRAS Oeste localizado a Rua Malmann Filho, 161 na Nova Santa Marta e no CRAS Leste localizado a Rua João Machado Soares, também é realizado o atendimento agendado junto aos locais.

Forma de consultar o andamento do serviço

Secretaria de Municipio de Desenvolvimento Social, Fone 3921 7284.
Presencial: 07:30 as 12 hs, rua General Neto nº 504.
E-mail: desenvsocialsm@gmail.com
email: cadastrounico.santamaria@gmail.com


Formas do usuário apresentar manifestação quanto ao serviço prestado

A Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Santa Maria está à disposição do cidadão via internet para que você possa entrar em contato direto conosco e fazer comentário, sugestão ou crítica, através do site https://www.santamaria.rs.gov.br/secao/ouvidoria Também esta disponível o atendimento presencial, bem como através telefone 156. Endereço: Rua Venâncio Aires, 2277, 4º Andar - Centro Administrativo.


Locais de realização do serviço

Em atualização!


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