Serviço de atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade Social – Centros de Referência em A


Descrição

PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família
O Serviço do PAIF é o principal serviço de Proteção Social Básica, consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
O trabalho social do PAIF deve utilizar-se, também, de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico.
Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de até 06 anos e suas famílias é complementar ao PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, voltado a trabalhar com o que compete à Assistência Social junto às crianças pequenas e suas famílias, articulado com as ações das demais políticas públicas no território. Por se tratar de um serviço de Proteção Social Básica deve ter a maior aproximação possível do cotidiano de vida das pessoas, tendo um caráter preventivo e proativo, objetivando prevenir situações de risco e promovendo e fortalecendo a capacidade protetiva das famílias e o respeito aos direitos das crianças e de suas famílias.
Serviços de Proteção Social Básica no Domicilio para Pessoas com Deficiência e Idosas
O serviço tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.
O serviço deve contribuir com a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoas idosas aos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e a toda a rede socioassistencial, aos serviços de outras políticas públicas, entre elas educação, trabalho, saúde, transporte especial e programas de desenvolvimento de acessibilidade, serviços setoriais e de defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação. Desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter preventivo do serviço.

Documentação e/ou requisitos necessários para iniciar o serviço

Demandas da proteção da atenção básica, usuários em vulnerabilidade e risco social.

Tempo de atendimento

Em atualização!

Forma do usuário contatar sobre o serviço

Através de demanda espontânea, encaminhamentos do Conselho Tutelar, Escolas, Unidade Básica de Saúde, Promotoria e Judiciário

CRAS Leste/Camobi
Endereço: Rua João Machado Soares, 2777.
Bairro: Camobi
Telefone: (55) 3286-2513
E-mail: crasleste2010@gmail.com
CRAS Oeste
Endereço: Rua Manoel Mallmann FIlho, 161. (Centro de Artes e Esporte Unificado-CEU)
Bairro: Nova Santa Marta.
Telefone: (55) 3213-5106
E-mail: crasoestesm@gmail.com

Forma da realização do serviço

Acolhimento do usuário através de uma escuta qualificada, abertura de prontuário, orientações e encaminhamentos para outras políticas, de modo que a família venha a cessar a direitos socioassistenciais .

Forma de consultar o andamento do serviço

Secretaria de Municipio de Desenvolvimento Social, Fone 3921 7284.
Presencial: 07:30 as 12 hs, rua General Neto nº 504.
E-mail: desenvsocialsm@gmail.com


Formas do usuário apresentar manifestação quanto ao serviço prestado

A Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Santa Maria está à disposição do cidadão via internet para que você possa entrar em contato direto conosco e fazer comentário, sugestão ou crítica, através do site https://www.santamaria.rs.gov.br/secao/ouvidoria Também esta disponível o atendimento presencial, bem como através telefone 156. Endereço: Rua Venâncio Aires, 2277, 4º Andar - Centro Administrativo.



Pesquisa de Satisfação

- voltar -