Educação infantil


Descrição

A Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria (SMEd) oferece vagas na etapa da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino, destinadas a crianças de 0 a 5 anos, em 19 Escolas Municipais de Educação Infantil, 38 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e em 3 Escolas Cooperadas, que atendem às turmas de berçário, maternal e pré-escola. As designações de vagas são realizadas pelo Núcleo de Matrículas da Educação Infantil da SMEd, que atende na Alameda Montevideo, nº 313, térreo, das 7h30min às 13h; pelo e-mail nucleodematriculassm@gmail.com e também pelo telefone (55) 3921-7263.

Idades adequadas para cada nível de Educação Infantil:
Berçário I: A criança deverá ter 6 meses completos até 31/03 do ano letivo
Berçário II: A criança deverá ter 1 ano completo até 31/03 do ano letivo
Maternal I: A criança deverá ter 2 anos completos até 31/03 do ano letivo
Maternal II: A criança deverá ter 3 anos completos até 31/03 do ano letivo
Pré-Escola A: A criança deverá ter 4 anos completos até 31/03 do ano letivo
Pré-Escola B: A criança deverá ter 5 anos completos até 31/03 do ano letivo

A relação de escolas municipais que atendem à educação infantil, por região, pode ser encontrada no link: http://www.santamaria.rs.gov.br/docs/2019/doc_20190205_02051634-2518.pdf
A lista de contato das escolas municipais está disponível no endereço: https://www.santamaria.rs.gov.br/smed/589-relacao-de-escolas-municipais-cadastradas
O mapa com o endereço de todas as escolas municipais está disponível no endereço: http://iplan.santamaria.rs.gov.br/site/home/pagina/id/140

Documentação e/ou requisitos necessários para iniciar o serviço

Para a inscrição no sistema, o documento fundamental é o CPF da criança, bem como os dados de contatos dos responsáveis legais pela criança.

Para a confirmação da matrícula junto à escola, os documentos necessários (fotocópias) são:
- Certidão de nascimento da criança;
- CPF da criança;
- Comprovante de residência com o nome dos responsáveis legais pela criança;
- Cartão de vacinação atualizado;
- Carteira de Identidade e CPF dos responsáveis legais pela da criança;
- Uma foto 3x4 da criança;
- Cartão do SUS; (não obrigatório);
- No caso de crianças público-alvo da Educação Especial (Altas habilidades/Superdotação; Transtorno do Espectro Autista; Surdez, deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou múltipla, surdocegueira), apresentar o Laudo Médico com CID, quando houver.

Tempo de atendimento

Tempo de espera: 7 dias aproximadamente.

Forma do usuário contatar sobre o serviço

O contato sobre o serviço e o processo pode ser feito pelo Núcleo de Matrículas da Educação Infantil da SMEd, que atende na Alameda Montevideo, nº 313, térreo, das 7h30min às 13h; pelo e-mail nucleodematriculassm@gmail.com e também pelo telefone (55) 3921-7263.

Forma da realização do serviço

Para realizar a matrícula, o primeiro passo é preencher o cadastro no site da Prefeitura Municipal de Santa Maria, no formulário hospedado no endereço https://www.santamaria.rs.gov.br/?secao=cadastro&sub=edu_pre_matricula.

A seguir, deve-se proceder com a inscrição para Educação Infantil, preenchendo todos os dados solicitados na Ficha de Inscrição. O número do CPF da criança é obrigatório. O candidato deverá indicar três escolas diferentes de interesse, sem repetir nenhuma escola. Essa indicação é obrigatória.

Antes de encerrar o procedimento de inscrição, verifique se os dados estão corretos. Em caso de erro num dos campos que não podem ficar em branco, o sistema mostrará, em vermelho, o campo preenchido incorretamente. Após enviar o formulário preenchido, será gerado o comprovante de inscrição. Imprima e guarde-o em local seguro. Ele será solicitado no período de confirmação de matrícula.

Após a inscrição, a designação da criança para a matrícula na escola será informada:
1) Nas escolas municipais que atendem Educação Infantil;
2) No menu de Serviços Online do site em "Consulta de protocolos da PMSM" é necessário informar o número do protocolo e o CPF da criança e;
3) Na Área do Usuário no site da Prefeitura Municipal de Santa Maria no menu Inscrição na Educação Infantil.

A matrícula deverá ser realizada na escola designada pelos responsáveis da criança. Caso a matrícula não seja efetivada, a vaga será preenchida pela próxima criança na lista de espera, devendo o responsável pela criança não matriculada contatar o Núcleo de Matrículas para nova designação.

Forma de consultar o andamento do serviço

As consultas sobre o andamento do serviço podem ser feitas pelo Núcleo de Matrículas da Educação Infantil da SMEd, que atende na Alameda Montevideo, nº 313, térreo, das 7h30min às 13h, pelo e-mail nucleodematriculassm@gmail.com e também pelo telefone (55) 3921-7263.

Formas do usuário apresentar manifestação quanto ao serviço prestado

A Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Santa Maria está à disposição do cidadão via internet para que você possa entrar em contato direto conosco e fazer comentário, sugestão ou crítica, através do site https://www.santamaria.rs.gov.br/secao/ouvidoria
Também esta disponível o atendimento presencial, bem como através telefone 156.
Endereço: Rua Venâncio Aires, 2277, 4º Andar - Centro Administrativo.

Locais de realização do serviço

Em atualização!


- voltar -