Programa de Atendimento Especializado Municipal - PRAEM


Descrição

O PRAEM (Programa Municipal de Atendimento Especializado), sediado na R. Euclídes da Cunha, nº 1875, está a serviço das escolas e alunos de toda Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, atendendo crianças que por razões diversas (vulnerabilidade, violência, negligência, transtornos, doenças...) não apresentam desenvolvimento global adequado. Para isto, os profissionais do PRAEM não economizam esforços para ver sanadas as dificuldades destes alunos e familiares, oferecendo os seguintes atendimentos: Psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia, educação especial, matriciamento, acolhimento familiar e acolhimento da saúde mental.

Documentação e/ou requisitos necessários para iniciar o serviço

A forma de ser usuário dos serviços do PRAEM, é o encaminhamento que deve ser feito via ficha pelas escolas. Estas realizam as avaliações no início e no decorrer do ano letivo e encaminham casos de diversas ordens de atendimento. A seguir, o aluno passa por uma avaliação, são assinados alguns termos de responsabilidade dos pais e inicia-se o atendimento. Os alunos recebem passagens para se deslocarem ao PRAEM.

Tempo de atendimento

Tempo de espera: 50 minutos.

Forma do usuário contatar sobre o serviço

O contato sobre os serviços e o processo podem ser feitos via telefone do PRAEM (55 3219-4542), de segunda a sexta-feira no período das 13h30min às 17h e aos sábados pela manhã. Além disso, pode ser feito contato pelo e-mail praem.sm@gmail.com

Forma da realização do serviço

O PRAEM acolhe as crianças e famílias nos seguintes serviços:
- Psicologia: Esta é oferecida em grupo e individual para pais e crianças. Os casos atendidos individualmente são aqueles que apresentam maior gravidade. Os realizados em grupo possuem menor complexidade e precisam/podem ser resolvidos em grupo. São divididos por faixa etária e tipologias de atendimentos. Os pais também são atendidos em grupos de pais.
- Fonoaudiologia: São realizados atendimentos em grupo ou individuais conforme a complexidade e tipologia de atendimento.
- Psicopedagogia: Contamos com este serviço que atende de forma mais específica os alunos que apresentam transtornos de aprendizagem (dislexia, disgrafia, discalculia) e demais dificuldades oriundas de cunhos emocionais. Este serviço, além de presencial é realizado em forma de itinerância avaliando alunos com dislexia e orientando as escolas para o trabalho com estes alunos.
- Pedagogia: Trabalha com crianças que necessitam de apoio pedagógico de forma individual ou grupal, conforme a complexidade dos casos.
- Educação Especial: Este serviço é direcionado para as escolas que não possuem serviços de educação especial. Além disso, é realizada a educação especial itinerante que atende às demandas das escolas in loco.
- Matriciamento: As escolas apontam a necessidade discussão de até 6 casos com uma equipe formada pelo CAPSi, PRAEM, SMED e, quando necessário, outros setores da rede. A partir da análise dos casos ocorre o encaminhamento para os atendimentos necessários.
- Acolhimento familiar: Serviço de orientação e organização das famílias e alunos.
- Acolhimento da saúde mental: São analisados 3 casos que são encaminhados pelas escolas. Após esta análise são encaminhados para os serviços necessários.

Forma de consultar o andamento do serviço

O andamento da manifestação ou serviço/processo pode ser consultado via e-mail (praem.sm@gmail.com) ou via telefone do PRAEM (55 3219-4542).

Formas do usuário apresentar manifestação quanto ao serviço prestado

A Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Santa Maria está à disposição do cidadão via internet para que você possa entrar em contato direto conosco e fazer comentário, sugestão ou crítica, através do site https://www.santamaria.rs.gov.br/secao/ouvidoria
Também esta disponível o atendimento presencial, bem como através telefone 156.
Endereço: Rua Venâncio Aires, 2277, 4º Andar - Centro Administrativo.

Locais de realização do serviço

Em atualização!


- voltar -