Acolhe Santa Maria (Saúde Mental)


O que é esse serviço e para que serve?

O serviço Santa Maria ACOLHE está configurado como um serviço de acolhimento a casos de crise subjetiva relacionados a comportamentos suicida (de ação suicida, plano suicida e tentativas de suicídio), que acessaram o serviço de urgência e emergência do município (UPA, PA do PATRONATO, PA RUBEN NOAL) ou o serviço da rede básica de saúde e rede Intersetorial que não possuem vinculação com serviço de saúde mental de referência, além de permanecer a referência para casos relacionados para a tragédia da boate KISS.

Quais documentos e/ou requisitos necessito para este serviço?

RG;
CPF;
Comprovante de endereço;
Cartão SUS.

Quanto tempo aguardo para ser atendido?

Tempo de espera: 15 minutos.

Qual o tempo de realização do serviço?

Em atualização!

Como posso solicitar o serviço?

Por encaminhamento da Atenção Básica, Serviços de Urgência e Emergência.

Horários de atendimento:
Segunda - feira a sexta - feira*
08h às 12h e 13h às 17h

*Com exceção da quarta-feira que será destinado para reunião de equipe.



Telefone: 55 3219-2333
Endereço: Rua 13 de Maio nº 35 - Santa Maria/RS.
E-mail: santamariaacolhesaude@gmail.com


Como o serviço é realizado?

Assim que o usuário for acolhido no serviço será realizada a estabilização clínica do caso (usuário sem risco agudo ou iminente), o profissional dos serviços de urgência e emergência realiza contato telefônico com o Santa Maria Acolhe para agendar o acolhimento multiprofissional que será realizado em até 48 horas.

- A assistência prestada ao paciente no SANTA MARIA ACOLHE inclui as seguintes atividades:

- Oportunizar um espaço de promoção e prevenção em saúde mental relacionado à temática do suicídio.
- Realizar grupos de acolhimento para identificação das demandas de cuidado dos usuários acolhidos.
- Realizar grupos de escuta de promoção a saúde mental e potencialização da vida.
- Oferecer Apoio Matricial às equipes da Atenção Básica do município na temática do suicídio para auxiliar e fortalecer o cuidado no território.
- Realizar a articulação com a rede setorial e intersetorial e com os recursos do território para a inserção dos casos acolhidos e continuidade do cuidado.
- Encaminhamento aos serviços da rede de atenção psicossocial (Policlínica, CAPS, HUSM, Internação) dos casos que requerem cuidado especializado em saúde mental.
- Realizar o registro na Ficha de Notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
- Visitas domiciliares;
- Atendimento à família;

Como posso acompanhar o andamento do serviço?


Horários de atendimento:
Segunda - feira a sexta - feira
08h às 12h e 13h às 17h

Telefone: 55 3219-2333
Endereço: Rua 13 de Maio nº 35 - Santa Maria/RS.
E-mail: santamariaacolhesaude@gmail.com



Como posso me manifestar ou avaliar o serviço?

O usuário pode apresentar manifestação na Ouvidoria Geral sempre que utilizar o serviço público. Assim, pode manifestar-se através do registro de denúncias, elogios, reclamações ou sugestões sobre o serviço prestado.

Antes de realizar sua manifestação, verifique como funciona o serviço aqui.

Os canais para registro da manifestação são:
Disque Ouvidoria (55) 156
Formulário Online Ouvidoria

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