Emissão de guias do IPTU do ano corrente


O que é esse serviço e para que serve?

A emissão de guias de IPTU referentes ao exercício corrente  é a forma como o contribuinte tem acesso às guias de IPTU do ano que não são entregues pelos correios, pode ser feita, diretamente, pela página da Prefeitura de Santa Maria , em serviços online (link abaixo); através de solicitação encaminhada para o e-mail do Setor de IPTU iptusantamaria@gmail.com ou, ainda, de forma presencial, nos guichês do IPTU, junto à Central de Atendimento da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min. 

http://www.santamaria.rs.gov.br/secao/servicosonline

Quais documentos e/ou requisitos necessito para este serviço?

Atendimento presencial, com o CPF e RG, nº do cadastro do IPTU, comprovante de endereço do imóvel ou outro documento que sirva de base para localizar o imóvel para ser emitida a guia. 

No site ou aplicativo  com o nº do cadastro do IPTU.


O serviço possui taxas!

Quanto tempo aguardo para ser atendido?

Tempo de espera: imediato.

Qual o tempo de realização do serviço?

Em atualização!

Como posso solicitar o serviço?

  1. http://www.santamaria.rs.gov.br/secao/servicosonline
  2. Pelo aplicativo opção de acesso pelo aplicativo Santa Maria de Todos Nós, disponível para Android e iOS
  3. pelo telefone (55) 3174-1502, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min, e também pelo e-mail iptu@santamaria.rs.gov.br. 
  4. Também há a opção de atendimento presencial no Centro Administrativo Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min. 

Como o serviço é realizado?

Presencialmente, o contribuinte deverá se dirigir até a Prefeitura Municipal, no 1º andar e retirar a ficha de atendimento e solicita a emissão das guias  no guichê.

On line, o contribuinte acessa o site www.santamaria.rs.gov.br, no link serviços online e faz o download das guias que deseja quitar.

 

Como posso acompanhar o andamento do serviço?

O serviço é de entrega imediata.

Como posso me manifestar ou avaliar o serviço?

O usuário pode apresentar manifestação na Ouvidoria Geral sempre que utilizar o serviço público. Assim, pode manifestar-se através do registro de denúncias, elogios, reclamações ou sugestões sobre o serviço prestado.

Antes de realizar sua manifestação, verifique como funciona o serviço aqui.

Os canais para registro da manifestação são:
Disque Ouvidoria (55) 156
Formulário Online Ouvidoria

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