Para cadastramento de áreas que ainda não estão incluídas para cobrança do IPTU.
O requerente deverá apresentar:
Formulário de solicitação de cadastramento devidamente preenchido e assinado;
Cópia dos documentos de RG e CPF (cópia simples);
Cópia do comprovante de endereço (preferencialmente do local para o qual solicita cadastro);
Matrícula do Cartório de Registro de Imóveis (quando o local a ser cadastrado estiver inserido dentro de uma área maior);
Cópia do contrato de compra e venda ou cessão de direitos de posse;
Declaração de posse assinada pelo requerente com firma reconhecida (quando não possuir documento de propriedade);
Levantamento topográfico e memorial descritivo do imóvel assinado por responsável técnico;
Certidão de moradia, emitida pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (quando o imóvel a ser cadastrado estiver localizado em áreas de regularização).
O formulário de solicitação para cadastramento está disponível no link abaixo (anexo 04 – 5º item)
http://www.santamaria.rs.gov.br/financas/?secao=documentos&tag=iptu&tipo=49
A documentação encaminhada deve estar acompanhada da taxa de protocolo e do comprovante de pagamento da mesma. Taxa disponível através do link http://www.santamaria.rs.gov.br/secao/protocolo_guia realizando a opção de assunto “Web – Protocolo Geral Secretaria Finanças”.
Tempo de espera: dias no mínimo.
Em atualização!
A solicitação poderá ser realizada de forma presencial, junto aos guichês do Protocolo Central, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min, junto à Central de Atendimento da Prefeitura de Santa Maria.
Após o protocolo é realizada a conferencia dos documentos junto aos setores afetos ao cadastramento ( SELD - habitse) e efetua-se o cadastro.
Pela equipe de atendimento do Setor de IPTU, através do e-mail iptusantamaria@gmail.com ou pelo telefone (55) 3174-1502.
O usuário pode apresentar manifestação na Ouvidoria Geral sempre que utilizar o serviço público. Assim, pode manifestar-se através do registro de denúncias, elogios, reclamações ou sugestões sobre o serviço prestado.
Antes de realizar sua manifestação, verifique como funciona o serviço aqui.
Os canais para registro da manifestação são:
Disque Ouvidoria (55) 156
Formulário Online Ouvidoria